Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Estamos vivendo a era da inteligência artificial?

A era da Inteligência Artificial (IA) é agora? Talvez nunca se tenha falado tanto sobre o assunto quanto atualmente, o que nos leva a questionamentos do tipo. Ainda assim, é importante refletir sobre o quanto a tecnologia está realmente presente no nosso cotidiano.

Pouca gente sabe, mas os mais modernos recursos já estão à nossa disposição. E o melhor, totalmente integrados à vida da sociedade, de maneira mais simples do que se imagina. Talvez você dependa muito da Inteligência Artificial e nem mesmo saiba.

Em meio a esse cenário de dúvidas, é sempre bom aprofundar o assunto e gerar debates. Este post vai analisar essa perspectiva para tentar encontrar respostas que façam sentido. Vem com a gente!

Como a inteligência artificial está presente em nossas vidas?

Uma das mais icônicas representações de Inteligência Artificial que já vimos foi no cinema, com o filme A.I. – Inteligência Artificial, de Steven Spielberg. A obra retrata a tecnologia personificada por uma criança robô que acaba de ser adotada por uma família.

Entre os muitos dilemas que o filme traz, uma ideia clássica não fica de fora: a de que uma IA pode chegar muito próximo da forma humana, inclusive desenvolvendo sentimentos. Ao mesmo tempo que não dá para dizer que isso nunca acontecerá, devemos negar essa ideia, ao menos por hora. Hoje, a Inteligência Artificial está muito distante disso.

Toda a complexidade que muitos de nós imaginamos ter por trás desse campo da ciência pode ser desmistificada. E o motivo disso é que a IA já está totalmente inserida no cotidiano humano. Portanto, basta que você use algum recurso tecnológico no seu dia a dia para, muito provavelmente, já ter lidado com a Inteligência Artificial.

Conceituando antes de aprofundar

Antes de mostrar como a IA está presente em nossas vidas é importante conceituar o que exatamente é isso. Na prática, Inteligência Artificial é uma tecnologia utilizada em sistemas e máquinas com a finalidade de reproduzir a habilidade cognitiva humana.

Pois bem, estamos falando exclusivamente da capacidade de raciocinar, dar respostas, fazer recomendações, entender comportamentos e tomar decisões. Isso exclui coisas como ter sentimentos, se relacionar ou qualquer outra coisa desse tipo.

IA é mais comum do que imaginamos

E com essa proposta de pensar como um humano, esses sistemas passaram a ganhar espaço na sociedade atual. Isso acontece de maneira tão natural que nem mesmo nos gera alguma curiosidade. Afinal, consideramos apenas parte da evolução da tecnologia.

A verdade é que realmente se trata disso. Os estudos sobre Inteligência Artificial evoluíram ao ponto de possibilitar a aplicação dessa ciência em gadgets comuns ao cotidiano humano. Ou seja, a IA está em qualquer lugar e estamos fazendo uso dela a todo tempo.

Os apps de navegação, como o famoso Waze, usa dados sobre o trânsito em combinação com um algoritmo que calcula tempo, distância e trajeto para escolher a melhor rota. O que une todos esses fatores é justamente a Inteligência Artificial.

Sabe outro exemplo de IA que está no seu dia a dia? Os chatbots de atendimento em sites, seja de e-commerce, seja de outros segmentos. Esses robôs são capazes de esclarecer dúvidas e guiar pessoas em qualquer experiência. Alguns até mesmo permitem que você faça uma reserva em um hotel ou agende uma consulta médica, por exemplo.

E essas são apenas algumas ocasiões em que a Inteligência Artificial está presente. A tecnologia também é amplamente utilizada em:

  • ferramentas de automação de marketing;
  • sugestões de produtos em e-commerce e em remarketing;
  • assistentes de voz (Alexa, Siri entre outras);
  • games;
  • ferramentas de inteligência de dados;
  • sistemas de segurança de internet banking e reconhecimento facial.

A era da inteligência artificial veio para ficar?

Você consegue enxergar sua vida sem tecnologias que você tem hoje à disposição? É muito difícil abrir mão de recursos que facilitam tanto nosso cotidiano. Afinal, estamos falando de ferramentas que nos geram uma série de benefícios realmente decisivos.

Se estamos na era da Inteligência Artificial hoje, por que faria sentido simplesmente abrir mão disso, ou até mesmo ver essas tecnologias se tornarem obsoletas? Pode até ser que a IA seja, futuramente, superada por outro tipo de ferramenta. Mas em uma projeção de longo prazo, analisando a tecnologia hoje, dá para dizer que ela veio para ficar.

Estabelecer a IA como tecnologia é algo que já aconteceu. Ao longo deste post você conseguiu entender com ajuda de exemplos que sua vida já tem a presença dessa ciência. Daqui em diante, o que é muito provável de vermos acontecer é o desenvolvimento disso. E aí, a tendência é que haja ainda maior impacto positivo na humanidade.

Devemos nos preocupar com o avanço das máquinas?

Há muitas formas de pensar nessa questão, o que faz o tema ser bastante interessante. Se estamos falando sobre robôs de forma humana com sentimentos, talvez não seja o caso. É ainda utópico pensar em uma rebelião das máquinas, mesmo sendo comum em filmes.

Mas não podemos deixar de pensar que a relação de desenvolvimento de sistemas de IA podem se tornar problemáticas. Tudo vai depender de como os profissionais envolvidos nesses projetos vão analisar a necessidade de novos recursos e sistemas.

Enquanto a Inteligência Artificial for utilizada a favor da sociedade, há um caminho muito positivo a ser seguido. É fundamental pensar que esse nível de tecnologia deve estar sempre à nossa disposição, como ferramenta de suporte a tarefas variadas.

Máquinas substituindo humanos?

Não podemos deixar de analisar a situação a partir da perspectiva de máquinas substituindo humanos. E é inegável que isso já acontece, mesmo que não de maneira completa. Por exemplo, chatbots desafogam os atendentes e permitem ter equipes menores.

Entretanto, nada substitui a capacidade humana de diálogo e orientação, mesmo com bots que sejam tão qualificados que chegam a surpreender. E sempre haverá uma pessoa por trás da IA, nem que seja programando esses sistemas.

A era da Inteligência Artificial é um privilégio para quem a vive e, sem dúvidas, um prêmio para quem trabalhou anos por essas tecnologias. Hoje, a concretização da aplicação desses recursos no dia a dia de pessoas e empresas é uma grande vitória.

E se você ainda sente um pouco de dúvida sobre como as IAs funcionam, confira um post que aprofunda a parte técnica sobre esse tema!

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *