Ao longo da história, a tecnologia foi responsável por impulsionar o desenvolvimento da sociedade. Ainda que isso não seja nenhuma novidade, toda vez que novos recursos surgem ainda nos mostramos surpreendidos. E em meio aos questionamentos recentes, nos perguntamos como a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar o ser humano.
Não é comum ver a IA retratada como algo extremamente futurista e inalcançável. Quem conhece pouco sobre o tema logo pensa em robôs dominando a humanidade. Mas a realidade passa bem longe disso. Na verdade, soluções simples e que fazem toda a diferença já estão presentes em nossas vidas, nos proporcionando avanços e evolução.
Talvez você ainda não saiba, mas a Inteligência Artificial está amplamente difundida em nossas vidas, seja no cotidiano, seja em nossas atividades profissionais. Por isso, este post vai ajudar a clarear um pouco as coisas, aprofundando o tema. Siga a leitura!
IA no dia a dia já é realidade
A Inteligência Artificial está totalmente presente na sua vida. Se você está lendo este post, certamente você é uma pessoa que utiliza tecnologia. E não estamos falando de nada complexo. Seu smartphone é o melhor exemplo possível! Isso porque os celulares contam com uma série de recursos em que a IA é a base de seu funcionamento.
Talvez vejamos andróides algum dia, como retratado no cinema, especialmente em filmes como Deus Ex-Machina. Mas hoje, estamos falando de IA em apps, sistemas utilizados por empresas e softwares que utilizamos em nosso cotidiano de trabalho.
Se você interage com aquele robôzinho que fica no canto da tela de um site, funcionando como um chat, saiba que aquilo é uma IA. E se você está nas redes sociais e gosta das recomendações de perfis para seguir, agradeça novamente à IA.
Dos níveis mais simples às tarefas mais complexas, a Inteligência Artificial trabalha em algumas frentes principais:
- suporte na tomada de decisões, oferecendo opções para o usuário;
- personalizando a experiência de pessoas em sites e apps;
- automatizando tarefas que tomariam horas do seu dia;
- proporcionando conveniência para tarefas simples do cotidiano.
Máquinas e a relação com os humanos
Nessa busca por compreender como a inteligência artificial pode ajudar o ser humano, também é comum se questionar sobre o avanço das máquinas. Afinal, há o risco de sermos substituídos por sistemas altamente inteligentes e automatizados?
A resposta não pode ser definitiva e muito menos é clara. Tudo que podemos fazer diante desse questionamento é analisar o contexto atual e projetar o futuro. E falando do agora, o que vemos são sistemas, muitas vezes, substituindo o trabalho humano.
Mas por mais negativo que pareça, acredite, não é. Acontece que a tecnologia de IA tem sido muito aplicada para a execução de tarefas simples, mas que exijam raciocínio. E com a ajuda do aprendizado de máquina (Machine Learning), a IA consegue “aprender” com novas informações e, desse modo, seguir fazendo tarefas de maneira qualificada.
E como isso entra no contexto atual? Simples: máquinas ficam responsáveis por trabalhos mais repetitivos e operacionais, gerando ao ser humano tempo para se dedicar às demandas mais estratégicas. Assim, empresas têm ganho em produtividade, enquanto trabalhos que requerem o toque “humano” têm resultados muito mais qualificados.
Ou seja, deixamos o que toma tempo e esforço de baixo nível de inteligência às máquinas, enquanto podemos trabalhar em tarefas nas quais humanos são insubstituíveis. No cenário atual, a Inteligência Artificial está à serviço da humanidade, cada vez mais nos ajudando a desempenhar demandas diversas, além de facilitar nosso dia a dia.
E no futuro?
Na relação entre homem e máquina, falar do futuro pode ser um pouco mais complexo. Portanto, não seria justo determinar se os sistemas vão ou não avançar nesse movimento de substituir pessoas, algo que tanto se teme. Mas é também importante ser realista e pensar que, seguindo a lógica, a IA tende a se desenvolver cada vez mais.
Ainda assim, há limites éticos que sempre são debatidos dentro dessa esfera. Substituir pessoas por sistemas vai muito além do foco em ganho de desempenho, economia de custos, entre outros pontos. Há questões sociais envolvidas, como a geração de empregos. É muito importante que esses temas sejam considerados futuramente.
Portanto, cabe à sociedade como um todo ter a compreensão exata de onde a Inteligência Artificial está em nossas vidas. Assim, é possível perceber como já temos a tecnologia como aliada, mas ainda assim, somos capazes de tarefas únicas. Na maioria das vezes, a capacidade cognitiva e expertise humana são insubstituíveis.
Dados são o combustível essencial
Tudo o que fazemos em ambientes digitais gera dados. Por exemplo, quando você visita uma loja virtual e navega por produtos, este site está rastreando esse seu comportamento. É por isso que toda vez que você entra em uma página há aquela mensagem sobre os cookies, em que você precisa dar seu aceite ou não.
Essas informações são utilizadas, na maioria das vezes, para personalizar sua experiência. Mas também, para fazer ofertas de produtos para você. Então, por mais que você acredite que seja coincidência ver sempre o que você gosta ou precisa, acredite, não é. São apenas os dados que você gerou sendo utilizados, de certo modo, ao seu favor.
E estamos falando de dados por um motivo apenas: eles são o combustível principal para os sistemas de Inteligência Artificial. Afinal, se você recebe uma recomendação de uma IA, essa ação precisa ser totalmente personalizada. E esse uso das informações segue em muitos outros mecanismos, não só nesses de recomendações para usuários.
Saber como a Inteligência Artificial pode ajudar o ser humano nos ajuda a compreender o avanço dessa tecnologia e como ela impacta nossas vidas. Isso é fundamental para a maior consciência sobre o recurso, o que nos permite também utilizá-lo de maneira mais produtiva e impactante. Isso é fundamental também para saber como a IA pode ajudar empresas.
E uma das ferramentas corporativas com base em IA mais utilizadas são os chatbots. Você os conhece? Saiba mais sobre a solução e como atua a favor dos negócios!